Símbolos da Páscoa e seus Significados – A páscoa é comemorado por todos nós brasileiros, uma data mais que especial, pois, além de comemorar a bela passagem de Jesus Cristo ou seja, a Ressurreição, é onde as pessoas trocam chocolates com o formato de ovos, o nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach”, o que quer dizer, passagem. Não só o povo brasileiro mais também toda família judaica, ainda se reúne para fazer um jantar especial, e fazem a leituras nas sinagogas que é feito em família durante 8 dias.
Veja Também – Ovos de Páscoa – Chocolate Branco
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera, tempo em que animais e plantas aparecem novamente, os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos, todos nós sabemos que há muitos símbolos presentes na páscoa, mas nem todos sabem o significado de cada um deles, por isso, acompanhe aqui em nosso site, o significado dos símbolos da páscoa.
Confira abaixo alguns informações ligadas ao significados e Símbolos da Páscoa:
Vela: Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso, por isso na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio, meio e fim.
Sinos: Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.
Cordeirinho: Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho, no Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
Ovos: aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
Coelho: Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.
Trigo e Uva: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal.
Peixe: o mais antigo dos símbolos de Cristo, se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo, isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
Girassol: tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.
2 respostas para “Símbolos e Significados da Páscoa”