Com os investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e expansão da construção civil, o profissional da Engenharia se valorizou muito e esta se tornando um dos pilares fundamentais para o crescimento da economia. No entanto a quantidade de profissionais formados anualmente ainda é muito baixa. Em 2009 apenas 35 mil engenheiros foram formados, numero considerado baixo do necessário, principalmente, diante das 60 mil vagas de empregos disponíveis.
Além disso em comparação a outros países emergente o Brasil ocupa a lanterna, neste quesito. Anualmente a China forma cerca de 400 mil engenheiros, a Índia 300 mil e a Rússia 120 mil. Assim parta a próxima década, o país terá grandes desafios, por exemplo, sobre como aumentar a quantidade de graduação e conseguir que a falta de profissionais não seja um empecilho para o seu crescimento econômico.
Veja Também – Profissões em Alta – 2011 Esta é a sua oportunidade
Mercado
Segunda as pesquisas a demanda por engenheiros deve crescer em torno de 5,1%e 13% ate o ano de 2020 e espera-se que serão necessários de 560 mil a 1,16 milhão de graduados. Grande parte deles para trabalhar em setores como: construção civil, mineração, petróleo e gás meteorologia e biotecnologia, diante desta enorme demanda, o resultado para os próximos anos deve incluir, entre outros benefícios, o aumento salarial da classe , que já recebe um dos mais altos salários do país.
Salarios
O piso salarial de um engenheiro variam de R$ 3,2 a R$ 4,9 mil reais por mês, dependendo da carga horária de trabalho que pode ser de 6 a 8 horas por dia, já para a próxima década os salário podem chegar a cerca de 12 mil por mês, embora os salários sejam altos, a pessoa interessada em cursar Engenharia não deve pensar apenas no dinheiro, mas também refletir se esta é realmente a profissão que deseja atuar.
Dicas Importantes
É fundamental que todos os interessados em estudar engenharia se identifique com disciplinas como matemática, física, e química, e que queira usar a racional-idade para solucionar problemas que afligem as nossa sociedade. Cursos de Engenharia tem custos relativamente altos tanto para instituição de ensino como para o aluno. Mas existem o Prouni e o FIES que ampliam a oportunidade de os estudantes ingressar na universidade, além disso, as instituição de ensino também tem oferecido cursos mais atrativos que contribui para que a evasão seja ainda menor.