Gastrite – Sintomas e Tratamento


Sobre a Gastrite

A gastrite é uma doença  que se caracteriza por uma camada de tecido  que fica dentro do nosso estômago, conhecida como mucosa gástrica. esta doença começa a desenvolver uma resposta do organismo quando ocorre uma agressão à nesta parte, onde acaba causando aquela dor insuportável e que acabam levando muitos para hospitais. Entretanto, essa resposta  pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença.

Veja Também – Labirintite – Causas e Tratamento

Tipos de Gastrite

Os maus hábitos durante as refeições e os níveis altos de estresse podem gerar gastrite. Você pode recorrer a tratamentos naturais para combater os sintomas desagradáveis. A agressão que desencadeia o processo pode ser Aguda ou Crônica e, de acordo com seus tipos, podemos classificar as diversas formas de gastrite.

 

Sintomas de Gastrite:

A gastrite pode ser completamente assintomática, principalmente nos casos crônicos. Na fase aguda, os sintomas são mais proeminentes. Comumente, os sintomas são:

• Desconforto na região superior do abdome: pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem relatar dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos.

• Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto.

• Saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento logo após a alimentação. Esse sintoma pode levar à redução e perda de apetite.

• Se a gastrite levar à formação de úlceras gástricas hemorrágicas, pode haver eliminação de sangue digerido, nas fezes (que ficam escuras) ou nos vômitos.

O que causa a Gastrite

Helicobacter pylori: essa bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago.

Aspirina: o uso de aspirina e de outros antiinflamatórios não-esteróides podem causar gastrite porque levam à redução da proteção gástrica. Importante ressaltar que esses medicamentos só levam a esses problemas quando usados regularmente por um longo período.

Álcool: pode levar à inflamação e dano gástrico quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos.

A gastrite aguda também pode ocorrer em pacientes internados por longo período em unidades de tratamento intensivo, em pacientes politraumatizados e em grandes queimados.

Tratamento da Gastrite

Através do nosso site vai ter todas as dicas de como fazer o tratamento desta doença que ao longo dos anos vem aumentado o numero de pessoas que possui gastrite, o tratamento da gastrite não tão simples do que se imagine.  Entretanto, alguns medicamentos são utilizados para a melhora dos sintomas enquanto se trata a causa específica. O paciente deve evitar o uso de medicamentos como a aspirina e outros anti-inflamatórios não-esteroides, bebidas alcoólicas e cigarro.