Benefícios da Caminhada


Sobre a Caminhada

Você que pratica uma caminhada todos os dais mas as vezes nem esta por dentro  dos benefícios que ela proporciona, considerada ideal para aquela pessoa que pretende começar uma atividade física. Há diversos benefícios, mas você sabe quais? Vamos dar alguns exemplos como  Animação e “pé na estrada”. Lembre-se de antes de começar uma atividade física, mesmo a caminhada, é necessário fazer uma avaliação médica.

Veja Também – Exercícios para Tonificar os Músculos

Uma boa caminha sem duvida vai ajudar você a emagrecer, onde é o desejo de muitas mulheres que lutam diariamente para perder aqueles quilinhos indesejados, além disso a caminhada ajuda a manter os ossos sadios e fortes,  garante também a normalidade das articulações. Através desse poderoso e simples exercício, as cartilagens das articulações permanecem espessas e resistentes, protegendo as extremidades dos ossos dos atritos e do peso.

Veja abaixo alguns benefícios de uma boa caminhada:

Controla o colesterol: A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Controla o diabetes: a caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.

Previne  a osteoporose: Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o “bom colesterol” (HDL) e diminuir o “mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite  que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero.

Fortalece os ossos: Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas.

Alivia o estresse e depressão: A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.