Alimentação para Controlar o Colesterol – Muito se fala a respeito do tão famoso colesterol, mas a grande maioria da nossa população sabe se muito pouco, e é bom alertarmos quanto aos seus perigos, e benefícios fora descoberto através de um estudo feito com esquimós da Groenlândia. Este inimigo invisível foi constatado devido às mudanças de hábitos dos esquimós.
Os que migraram para as cidades tinham mais chances de desenvolver o colesterol LDL, que é o prejudicial à saúde. Os que permaneceram, tinham boa alimentação, por comerem carne de peixe de águas muito frias, não tinham doenças como enfarto e derrames ou seja pra se manter dentro dos padrões a alimentação é de suma importância para manter nos níveis correto sem risco algum a sua saúde.
Veja também – Alimentação Na Terceira Idade
Como todos os estudos já comprovaram que agente é realmente o que agente come, ou seja a nossa saúde estando diretamente ligada a nossa alimentação, se nós nos alimentarmos mau teremos vários problemas de saúde, podemos sim mudar este quadro, dosando a nossa alimentação, e aos poucos conquistando uma vida mais saudáveis.
Veja abaixo, uma lista de alimentação balanceada para o controle do colesterol
Feijão: É rico em fibra solúvel, que ajuda a levar a gordura para fora do organismo. Uma xícara por dia é suficiente.
Tomate e melancia: Alimentos ricos em licopeno, pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, um antioxidante que combate as placas de gordura.
Abacate: Fruta rica em gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Consumo com moderação, pois é altamente calórico.
Chocolate: Sendo amargo e consumido com moderação (10g/dia), ajuda a reduzir o LDL pela presença de flavonoides.
Aveia: Rica em vitaminas do complexo B, vitamina E e betaglucano, que é uma fibra solúvel que remove o colesterol da corrente sanguínea.
Alho: Contém vitamina E, selênio e compostos alílicos. Reduz o LDL, impede que a molécula gordurosa se prenda nas paredes das artérias. Evite cozinhá-lo por muito tempo em altas temperaturas para não perder suas propriedades benéficas.
Cebola: Contém vários compostos que ajudam a diminuir os riscos do endurecimento das artérias, capaz de levar ao infarto.
Peixes gordos: Salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum são peixes ricos em ácidos graxos Omega3. Use os mais diminuindo o consumo de carne vermelha que é rica em gordura saturada.
Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL.
Amêndoas, nozes e castanhas: São ricas em selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, diminuem o LDL e aumentam HDL.
Maçã, laranja e cenoura: São ricas em fibra solúvel chamada pectina que ajuda a reduzir o colesterol.
Uvas: Rica em flavonoides que ajudam a controlar o colesterol.
Como controlar o seu colesterol:
Inicie sempre as refeições com frutas e saladas cruas;
Use leite desnatado, queijo branco magro e iogurte desnatado;
Para temperar saladas, use molhos a base de azeite de oliva, vinagre ou molho de iogurte;
Consuma frutas frescas ou salada de frutas como sobremesa;
Opte por cereais integrais (pão, massa, arroz…);
Consuma vegetais à vontade, crus, cozidos e sem molhos;
Carnes sempre cozidas ou grelhadas, sem gordura aparente e sem pele;
Evitar frituras;
Consuma ovos apenas 3 vezes por semana;
Para acompanhamento de massas use molho de tomate, evite molhos branco ou com queijos.