Sobre o Excesso de Suor
Suar em excesso é uma doença, para muitos que não sabem existem a possibilidade de fazer um tratamento, atualmente foi detectado em nosso país cerca de 190 mil pessoas sofrem de suor excessivo, este problema atinge tanto homens quanto mulheres e os primeiros sinais costumam surgir no final da infância ou começo da adolescência.
Na maioria dos casos o problema tem cura e deve ser tratado precoce mente.Uma vez que os acometidos da doença não podem realizar certas atividades normalmente sem constrangimento, como dar a mão ao namorado ou escrever em folhas de papel.
Causas do Suor Excessivo
A causa do excesso de suor ainda é desconhecida na maioria das pessoas, por isso chamamos de hiperidrose primária ou emocional. Nos casos onde o excesso de suor é causado por doenças endócrinas, distúrbios psiquiátricos, utilização de algumas medicações, alterações neurológicas, menopausa, obesidade, aumento da temperatura ambiente, exercício físico, febre, ansiedade e dietas termogênicas, chamamos de hiperidrose secundária
Tratamento para Excesso de Suor:
Há diversas opções de tratamento que podem resolver temporariamente ou solucionar o problema de vez, desde o uso de medicações locais até a aplicação de toxina botulínica e intervenção cirúrgica.
Toxina botulínica – a substância pode ser aplicada nas axilas ou palmas das mãos por meio de injeções, no próprio consultório. Os resultados finais são alcançados em cerca de duas semanas e a duração do efeito pode chegar a oito meses, dependendo de cada paciente. É uma ótima opção para quem não quer se submeter a métodos mais invasivos, como cirurgia.
Simpatectomia – consiste na resseção de um segmento do nervo simpático, corrigindo a hiperidrose localizada. Este procedimento pode provocar sudorese compensatória, ou seja, excesso de suor em outras partes do corpo, o que pode acontecer temporariamente – até que o organismo se adapte com o fim da hiperidrose na área tratada – ou até mesmo se tornar um problema contínuo.
Cirurgia de resseção das glândulas sudoríparas – procedimento realizado nas axilas, no qual as glândulas responsáveis pela produção de suor são removidas. No pós-operatório é comum ocorrer hematomas.
Receitas Caseiras:
Beba uma xícara de chá de salva que ajuda a atividades das glândulas sudoríparas.
Faça um preparado com suco de tomate e folhas frescas de salva e coloque sobre suas axilas ou aplique um algodão com bicarbonato de sódio embaixo dos seus braços.
Vinagre de maça é eficaz de utilizado como desodorante ou você pode misturar o suco de um limão com bicarbonato para eliminar o mau cheiro.
Descasque e corte uma batata em rodelas e coloque-as embaixo do braço até que se sequem bem e depois aplique seu desodorante comum.