Quando o nosso bebê esta por vir o primeiro passo é pensar na decoração do seu quarto, na maioria das vezes optar por papel de parede ou trocar a luminária não é o suficiente, temos que pensar nos enfeites para o quarto,você que deseja fazer este serviço, o mais importante é investir em brinquedos, vá até uma loja de brinquedos ou papelaria e comece a colecionar todos os mimos que puder, desde bonecas, bolas de futebol, carrinhos, ursinhos, aviões e tudo mais que estiver disponível, para que tenha sucesso na hora de enfeitar o quarto do bebê.
Confira dicas de Como Enfeitar o Quarto do seu Bebê:
1 – Para quartos pequenos, os móveis de tamanhos exageradamente grandes reduzem o ambiente e criam a sensação de um espaço ainda menor e impedem a boa circulação. O ideal é escolher móveis com medidas padrões menores e ideais para o quarto.
2 – A decoração perfeita não significa entulhar o quarto do bebê de enfeites, quadros, acessórios e móveis. Isso pode ser feito de maneira planejada para que se tenha um ambiente bonito mas sem exageros.
3 – As cores fortes podem sim ser usadas no quarto de bebê, mas devem ser aplicadas com cautela e em locais onde o bebê não irá olhar constantemente ou que façam o ambiente diminuir.
4 – O quarto deve ter berço e cômoda essencialmente, para as outras peças como a poltrona, cama e armários podemos utilizar de recursos alternativos como por exemplo: poltrona que vira cama, ou armário que vira cômoda.
5 – O berço nunca deve ficar exposto a correntes de vento.
6 – O uso de ventilador de teto em quartos de bebês tornar o quarto um ambiente fresco e arejado, ajudando o bebê a dormir melhor, evitando também que o recém nascido se sufoque.
7 – Encostar os móveis nas paredes para liberar o meio do quarto é uma boa dica para conseguir uma área livre para circulação e brincadeiras.
8 – Os tapetes, cortinas e pisos vinílicos, além de completarem a decoração do quarto também auxiliam na absorção de impactos sonoros internos e externos, filtram a luz excessiva e evitam escorregões.
9 – A aplicação de tecidos ou papéis nas paredes, como também os rebaixos de gesso ajudam a abafar os ruídos externos.
10 – Para um sono tranquilo para a mãe e bebê é necessário uma iluminação de efeito com pouca intensidade de luz e que possa ficar ligada durante toda a noite, ajudando assim a mãe em sua amamentação, trocas de fraldas e vigias noturnas.
11 – A primeira coisa que se deve fazer para definir o quarto de bebê é fazer o lay out dos móveis e definir os mesmos, escolhendo os melhores locais para cada um e as melhores medidas. A partir daí poderemos definir a iluminação e a decoração do quarto.
12 – O ideal e recomendável é utilizarmos de berços, cômodas e poltronas que são fabricados dentro das normas de segurança da ABNT.
11 – Não são recomendáveis : lençol de flanela, carpetes e tapetes grossos, paredes texturizadas, enchimentos de penas e edredons de materiais sintéticos.
12 – Manter a janela do ambiente aberta durante o dia.
13 – Utilizar materiais de fácil limpeza como a laca.
14 – Ao adquirir peças novas de mobiliário para o quarto do bebê, espere-as descansar durante 15 dias para perder o cheiro de cola e tinta antes do bebê chegar.
15 – O uso de cortinado é essencial.
16 – Não é recomendável a utilização de vidro em nenhum detalhe do quarto, a dica é substituí-lo por acrílico, mas lembre-se de usá-lo sempre com muita cautela ou evitá-lo.