Caxumba


Sobre a  Caxumba:

A caxumba é uma doença viral caracterizada por febre, dor de cabeça, fraqueza muscular, pescoço rígido, perda de apetite, inchaço e sensibilidade em uma ou mais glândulas salivares situadas na mandíbula e dentro da boca.Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.

Sintomas:

Os sintomas da caxumba incluem febre baixa, dor de cabeça, dores musculares, rigidez no pescoço, cansaço e perda de apetite. Esses sintomas são seguidos por inchaço e sensibilidade em uma ou mais glândulas salivares, incluindo a glândula parótida. Aproximadamente 1/3 das pessoas infectadas não apresenta inchaço notável nas glândulas salivares. De 15 a 20% das infecções por caxumba não apresentam sintomas.

Tratamento:

As pessoas com suspeita de caxumba devem procurar um médico para a confirmação do diagnóstico. Não existe tratamento específico. Os antitérmicos e analgésicos, caso necessário, podem ser utilizados para controlar a febre e a dor. Os medicamentos que contenham em sua formulação o ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Doril®, Melhoral® etc) não devem ser usados, pelo risco de ocorrerem sangramentos (o número de plaquetas pode ficar diminuido em pessoas com caxumba) e, em crianças, também pela possibilidade de Síndrome de Reye.

As pessoas com caxumba devem permanecer em repouso até que a febre desapareça e evitar contato (pode levar à disseminação da doença) com outros indivíduos. Compressas frias podem ser úteis para diminuir a dor nas parótidas. Devem ainda procurar ingerir alimentos líquidos e evitar os sólidos (a mastigação pode ser dolorosa) ou os que possam estimular a produção de saliva (frutas e sucos cítricos). A utilização de suporte para os testiculos pode ser útil em casos de orquite.

Mais informações acesse este link: