Alergia ao Glúten uma doença que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida, podendo também se manifestar na fase adulta. Uma condição na qual o indivíduo experimenta uma reação adversa ao consumo de qualquer substância que contenha proteínas do glúten. O Glúten é encontrado em cevada, centeio, aveia, trigo e etc, muitas pessoas ao redor do mundo é alérgico a esta substância por isso é muito importante saber as causas e o tratamento para que tenha uma saúde perfeita.
Causas da alergia ão glúten:
A doença celíaca é causada por uma reação à gliadina, uma prolamina (proteína glúten) encontrada no trigo, e proteínas similares encontradas em grãos como cevada e centeio. Após a exposição a essas substâncias o sistema imunológico reage com o tecido do intestino delgado, causando reação inflamatória. Isso interfere na absorção de nutrientes
Sintomas:
Fezes fétidas, claras, volumosas, sobrenadantes, com ou sem gotas de gordura;
Distensão abdominal por gases, cólicas, náuseas e vômitos;Dificuldade de adquirir peso e facilidade para perdê-lo;
Baixa estatura;
Fraqueza geral;
Modificação do humor, dificuldade para um sono reparador;
Alterações na pele;
Fraqueza nas unhas, queda de pêlos;
Anemia por deficiente absorção do ferro e da vitamina B 12;
Alterações do Ciclo menstrual;
Diminuição da fertilidade;
Inchaço dos membros inferiores;
Osteoporose.
Tratamento:
O único tratamento eficiente conhecido para a doença celíaca é dieta sem glúten. Não existe nenhum medicamento que previna danos, ou que impeça que o corpo ataque o intestino quando glúten está presente.
Seguir rigidamente uma dieta livre de glúten permite que o intestino se recupere, ocasionando a eliminação de todos os sintomas na maioria dos casos. Geralmente é preciso a orientação de um nutricionista.