O café da manhã já se tornou uma refeição sagrada, ainda mais se for diferente, hoje vamos ensinar como preparar um café da manha japonês mas conhecido como Asagohan, que significa arroz matinal, e não tem diferença para os ingredientes do almoço. Aprenda as suas características e como montar uma deliciosa refeição.
Como Preparar um Cafe da Manha Japonês:
Geralmente turistas de países ocidentais costumam se assustar ao descobrir o café da manhã japonês. Ele é uma super refeição composta por arroz, sopa, picles, algas marinhas, chá verde, peixe grelhado e sopa fermentada.
Não existe diferença entre o café da manhã e o almoço, então esses mesmo ingredientes também podem ser usados durante a segunda refeição do dia.
Apesar de parecer uma refeição grande, esse tipo de café da manhã é um dos mais leves e saudáveis do mundo.
Uma prática que pode ser adotada para comer como um tradicional japonês é quebrar um ovo cru por cima do arroz japonês quente temperado com shoyu.
É uma escolha ousada para a maioria das pessoas acostumadas com os hábitos ocidentais, mas o sabor do prato pode surpreender.
Outro prato típico é o omelete japonês, conhecida como tamago yaki. Ele é feito com molho de soja, sal e saquê temperado com um pouco de açúcar.
Esse tipo de café da manhã é considerado o segredo da longevidade dos japoneses.
Para fazer o gohan, tradicional arroz japonês, você precisará de arroz japonês, ovos, molho shoyu e nori. Eles devem ser preparados em panelas especiais para esse tipo de arroz; é um tipo de panela elétrica que é vendida com todas as indicações das quantidades corretas de arroz e água.
Para fazer a famosa sopa de pasta de soja, conhecida como missoshiru, é preciso alguns ingredientes comuns à culinária japonesa, mas que podem ser encontrados em casas especializadas no Brasil: hondashi, miso, tofu, aji-no-moto e cebolinha.
Para o seu preparo, esquente o hondashi, miso e aji-no-moto da água. Quando a água começar a ferver, retire do forno. Acrescente a cebolinha e tofu em cubos.
Apesar de serem pratos essencialmente simples de serem preparados, o cafe da manhã tradicionalmente japonês se extingue cada vez mais graças à falta de tempo do mundo moderno.
Apesar deles parecerem rápidos de se fazer, os japoneses usam uma tigela (chawan) para cada um dos pratos, o que demanda de mais tempo após a refeição para lavar as louças.