A higiene bucal do bebê não deve ser descuidada pelos pais. Mesmo os recém-nascidos já devem contar com uma higiene oral constante e regular, de modo a permitir um desenvolvimento saudável da gengiva e da dentição. Veja como realizar uma limpeza completa da boca e da língua do bebê.
Dicas de Como Limpar a Língua do Bebe:
A higiene da língua, gengiva e toda a boca do bebê deve ser iniciada mesmo nos recém-nascidos.
Logo após cada mamada, a mãe, pai ou cuidador deverá, com as mãos previamente limpas e envoltas em luvas higiênicas
Passar uma gaze embebida com soro fisiológico e passar por toda a boquinha do bebê, esfregando bem as gengivas e a língua. Cuidado para não friccionar demais e acabar lesando a mucosa oral do bebê, que é extremamente frágil.
Se não tiver soro fisiológico, use um pouco de água mineral ou filtrada. É também possível ferver um pouco de água e deixar esfriar e só então passar na gaze para realizar a higiene oral do bebê.
Se a criança mostrar-se muito incomodada durante a limpeza, faça chás de camomila use o chá ao invés do soro.
A vantagem do chá é que ele acalma a criança, possui um sabor mais agradável e ainda possui propriedades anti-sépticas, o que contribui bastante para a higiene da mucosa oral do bebê.
Quando a dentição de leite se iniciar, continue com o procedimento de limpeza, tendo agora o cuidado de limpar bem o dente em formação, sem se esquecer da limpeza da língua, que pode acumular bactérias que posteriormente irão se dirigir ao dente de leite, prejudicando o seu desenvolvimento.
A escovação dos dentes da criança somente é indicada para bebês que possuam 1 ano de vida. A partir daí, os pais devem estar sempre presentes no momento da escovação e começar a incentivar a escovação da língua.
Caso não seja possível, os pais devem continuar a realizar a limpeza da língua da criança com gaze e soro fisiológico.
Nesta etapa, é aconselhável o uso de pastas e cremes dentais próprios para crianças e também o início das visitas ao dentista especializado em atendimento pediátrico.
Qualquer que seja a idade da criança, os pais ou cuidadores devem evitar o hábito de soprar papinhas e principalmente de ingerir a comida juntamente com a criança.
Estes hábitos permitem a transmissão de bactérias que vivem na cavidade oral dos adultos para a cavidade oral da criança, o que pode prejudicar de forma significativa o desenvolvimento da gengiva e dos dentes de leite do bebê.