Diarreia um problema que acontece com muitas pessoas, onde ocorre a atenuação na consistência das fezes, que ficam muito pastosas ou liquidas.
O intestino trabalha normalmente captando e descartando líquidos e elementos. Estando sua função desarranjada, há um desequilíbrio entre eliminação e absorção e o individuo pode passar a apresentar diarreias, portanto veja abaixo e siga as nossas dicas de como curar.
Dicas de Como Curar a Diarreia:
1. A repor os líquidos é o começo para o tratamento das diarreias. Soro caseiro e líquido em geral é a melhor forma de adquirir reidratação oral. A internação do paciente, em especial no caso dos idosos, pode ser preciso em casos de vômitos intratáveis e desidratação grave.
2. Muitos medicamentos podem dá alívio sintomático à diarreia. Porém, remédios que minimizam os movimentos intestinais, normalmente usados em nosso meio, devem ser evitados, principalmente nas causas infecciosas. Os microrganismos devem ser expulsos. Do contrário, podem levar à invasão do intestino com quadros graves de generalização da infecção.
3. O auxilio de antibióticos no tratamento das diarreias é controverso. Muitos pacientes apresenta uma condição clínica estável e não precisa de antibióticos. Umas infecções específicas, quando diagnosticadas, necessitam do tratamento adequado como, por exemplo, giardíase, amebíase e salmonelose. Mesmo assim, só o médico poderá receitar qualquer medicamento para diarreia de um doente.
4. Em criança ou adulto suspenda a alimentação normal. O intestino precisa descansar seja qual for a causa da diarreia.
Espere a melhora da consistência das fezes para voltar a comer alimentos.
5. Olhe se o adulto ou a criança não está apresentando vomito para poder começar a hidratar imediatamente pela via oral.
Utilize soluções reidratantes ou uma colher de sopa do soro caseiro (junte a um copo d’água, uma pitada de sal e uma colher de açúcar) de hora em hora.
6. Se houver possibilidade, as soluções reidratantes disponíveis devem ser preferidas, especialmente para crianças. Além de terem os nutrientes na dose certa que precisa ser reposta, são apresentados com sabores e adocicados que tornam mais fácil a aceitação por parte das crianças.
7. Introduza a ingestão de líquidos, principalmente água. Pode-se usar também sucos de fruta, mate com adoçante e água de coco verde. Não dê água de coco maduro.
8. Conforme o passar do tempo, se os sintomas diarreicos cessarem ou diminuírem comece com alimentos sólidos e outros líquidos.