Criação de Codornas


Criação de Codornas
Criação de Codornas

Criação de Codornas – Não é uma tarefa das mais fáceis, as principais vantagens da criação de codornas é a facilidade do manejo, principalmente para quem nunca criou nenhum tipo de ave. A criação pode ser uma boa opção econômica, especialmente para a produção de ovos e as aves propriamente dita, que a tempos tendo um mercado de consumo totalmente garantido

Lembrando que nos últimos anos o consumo de ovos de codorna tem crescido muito e o investimento necessário para começar este tipo de criação é de custo bem baixo, bem como os custos de manutenção, um empreendimento que vale muito a pena, e o mais importante o retorno financeiro neste tipo de negócio é bem rápido

As codornas são aves de pequeno porte, muito dóceis e de fácil manuseio. Elas não são muito exigentes em sua alimentação, pois comem diversos tipos de provimentos (veja na seção sobre alimentação), se adapta muito bem na maioria dos climas, é uma ave muito doméstica.

Confira abaixo algumas boas dicas de Como Fazer a Criação de Codorna em quantidade para comercialização:

1. Em primeiro lugar adquira as aves, mais compre aves de boa procedência.

2. A criação pode começar com apenas 100 codornas, para o consumo familiar. O número necessário para uma pequena granja é de cinco a dez mil aves. É possível adquirir as aves ainda pequenas, a partir de um dia ou já adultas, prontas para a postura.

3. Além de precisar de um galpão disponível, é necessário comprar gaiolas, bebedouros, comedouros e uma chocadeira elétrica, porque as codornas não chocam. Cada gaiola (com 100 centímetros por 50 centímetros) comporta cerca de 40 aves. Pode-se utilizar o sistema de baterias, ou vertical, em que as gaiolas são sobrepostas.

4. A principal vantagem desse método é acomodar um número maior de aves. Em um galpão de 30 metros de comprimento e cinco metros de largura, por exemplo, pode ser colocadas até dez mil codornas.

5. Higiene e o uso de medicamentos e vitaminas são fundamentais, certifique de manter o habitat dos animais sempre limpos, pois isso vai evitar a proliferação de bactéria que podem fazer mal às aves.

6. Gaiolas criadeiras com aquecimento elétrico são utilizadas para a criação do pintinho, desde a eclosão até a idade mínima de 15 dias das aves.

7. Para a alimentação você pode encontrar rações comerciais fareladas de uso específico de codornas com as vitaminas necessárias para a engorda das aves. As codornas gostam de comer de tudo, como verduras, ração, insetos pequenos, minhocas e etc. A sua alimentação básica é a ração. A ração é muito rica e nutritiva, mas você deve variar bastante sua nutrição.

8. O manejo de reprodução das codornas deve, preferencialmente, ser feito em gaiolas coletivas de machos e fêmeas. Periodicamente, o macho de um abrigo deve ser trocado de lugar com o macho do outro abrigo vizinho e assim sucessivamente. Recomenda-se um macho para cada três fêmeas.