O canário é considerada uma paixão nacional, onde podemos encontrar facilmente este pássaro do sul da Bahia, ao norte do estado do Paraná tanto nas matas quanto em cativeiros nas residências.
Saiba que antes de ensinarmos a criar ressaltamos que é super importante comprar os animas que já nasceram em cativeiro, pois em algumas regiões o canário da terra já esta sumindo por conta da caça ilegal.
Dicas de Como Criar Canario da Terra:
Localidade
O canário da terra consegue se adaptar bem aos mais diversos climas de quente a frio e de úmido a seco, mas o ideal é que ele fique em um local onde a temperatura varie entre 20º a 30º, não tenha correntes de vento e se possível que ele pegue o Sol da manhã (até as 10 horas). De preferências a utilizar gaiolas de arame com 60 cm comprimento X 30 cm largura X 35 cm altura.
Alimentação
O canário da terra pode comer uma grande variedade de alimentos, a seguir algumas opções.
Sementes: alpiste, painço amarelo, niger,painço verde, painço vermelho e painço preto, aveia, arroz integral quebrado, trigo integral quebrado (para quibe – vende em supermercado),sêmola de milho (quirerinha bem fina – vende em supermercado), fubá grosso.
Frutas: banana (todos os dias o ano todo) maçã, melão (a parte branca perto da casca), goiaba, pêra.
Verduras: (bem lavadas em água e com descanso de 20 minutos em água com vinagre): almeirão, catalonia, escarola, espinafre, couve, agrião.
Legumes: pepino (todos os dias o ano todo), jiló (do comprido tipo japonês) maxixe, milho verde (cozido e com os grãos debulhados) pimenta cambuci.
Vídeo de Como Criar Canario da Terra: