Atualmente o nosso mercado de trabalho estando a
cada dia muito mais competitivo. Não bastando apenas ter uma boa educação e estando bem preparado para conseguir um bom emprego. É preciso também ser capaz de comunicar com clareza e de forma interessante o quão útil você pode ser para uma determinada empresa. É nessa hora que uma carta de apresentação bem escrita pode fazer toda a diferença.
Dicas de Como Escrever Carta de Apresentação:
Escreva com clareza, concisão e foco. Não há nada mais desinteressante do que uma carta de apresentação mal escrita. É preciso ter em mente que a carta na qual você se apresenta para um possível empregador é o seu primeiro teste.
Em tal apresentação é preciso falar com clareza das qualidades que você tenha, como profissional e como pessoa, que possam ser úteis aquela determinada empresa. Além disso, é fundamental enumerar as suas competências e habilidades.
Informe-se sobre a empresa para a qual está se candidatando. A sua carta de apresentação deve ser direcionada à empresa e à posição nas quais está interessado. Não escreva a mesma carta de apresentação para todas as vagas a que irá concorrer.
Lembre que provavelmente o recrutador de pessoal lê dúzias de CVs e cartas de apresentação todos os dias. O que irá chamar a atenção dele é a sua autenticidade e o seu diálogo com aquela empresa específica.
Não limite-se a repetir o seu CV na sua carta de apresentação. O seu curriculum vitae e a sua carta de apresentação são complementares. A carta não deve e não pode ser uma mera repetição do currículo. No currículo ficam esclarecidas todas as informações sobre a sua educação, formação e experiência de trabalho.
A carta de apresentação não deve ser nem modesta e nem arrogante. Deve ser honesta e focada nas competências e habilidades do profissional. É o espaço para defender a si mesmo como profissional. Falar da sua motivação e preparo. Explicar porque você pode contribuir para o crescimento e sucesso de uma determinada empresa.