Captação de água da chuva, vamos passar algumas boas dicas de como fazer este tipo de captação, por ser algo gratuito que a mãe natureza nos disponibiliza em grande abundância , muitas vezes a água da chuva pode sim ser utilizada de diversas formas.
Antes de coletar água da chuva saiba que é possível tratá-la e utilizá-la para beber ou pela casa para limpeza, por exemplo. Utilizar a água da chuva para fins caseiros é simples, mas a água sempre deve ser tratada para evitar doenças.
Dicas de Como Coletar Água da Chuva:
1. Para coletar água da chuva, qualquer superfície que consiga a escoar serve, como telhados, lajes e pátios que foram construídos para isso. É preferível que a água de coleta não seja caminho de pessoas, automóveis ou animais.
2. Após escolher qual área será utilizada para captação, é preciso observar todos os arredores da área. É necessário observar se muitas aves pousam ou rodeiam o local, se outros bichos, como ratos e gatos, passam pelo local, se há árvores e se elas soltam muitas folhas ou frutos e se a qualidade do ar é boa.
3. Para isso, basta perceber se o local fica próximo de rodovias ou fábricas. Após a água ser armazenada, será fácil perceber se ela escorrerá com poeira preta.
4. Após escolher o local e observar todos esses fatores, chega a hora de instalar calhas e condutores. Assim que instalar, é importante notar durante uma chuva forte a quantidade de tempo ou de água necessárias para escorrer pelas calhas e lavar o telhado, retirando toda a sua sujeira.
5. A instalação de uma mini cisterna em casa é uma das melhores opções para coleta e aproveitamento da água da chuva.
6. Essa água pode ser utilizada para irrigar plantas, para o vaso sanitário e para lavar pisos ou carros. A mini cisterna pode ser construída com tambor (bombona) ou até mesmo com uma caixa d’água.
7. A água da chuva pode ser coletada até mesmo em varandas de apartamentos. E a coleta pode ser feita desde com um guarda-chuva de cabeça para baixo, até um barril para chuva colocado em uma área que não seja coberta.
8. É preferível optar por barris pequenos e esvaziá-los com frequência do que barris grandes que ocupam muito espaço e tiram a estética do local. Se desejar beber a água, utilize um purificador.
9. A água da chuva é mais fresca e limpa do que a água da torneira, mas pode vir com substâncias poluentes e tóxicas, por isso é importante purificá-la antes de beber.