Hoje em dia muitos podem achar loucura mas talvez seja o tempo para aprender a estocar alimentos. O bom é que assim você aprende a economizar e valorizar mais o que tem no armário de sua casa. Não é fácil. Mas em tempos em que o tomate sobe mais de 100% e quando volta ao preço habitual, é a batata que tem o preço elevado, aprender a estocar pode ser uma boa forma de não se assustar com as mudanças do mercado.
Isso é um hábito antigo. Estamos enfrentando grandes conflitos e crises mundiais. Por isso, no momento pode até parecer algo que não seja necessário, mas conhecimento de coisas práticas há sempre uma utilidade.
Dicas de Como Estocar Alimentos:
Antes de tudo é preciso listar todos os tipos de alimentos de que gosta e que precisa ter em seu estoque. Leve em consideração o que já tem e o que vai precisar. Há algumas básicas e ficar atento as nossas dicas é uma forma de não extravasar e listar o essencial.
Assim como se fosse uma lista de supermercado, pegue tudo que anotou e comece a pesquisar os preços e disponibilidade no mercado. Confira onde é melhor conseguir os melhores produtos e as datas de validades de cada um.
Comparar os preços e os melhores locais é uma prática que pode ser utilizada todos os dias que for ao supermercado. Irá economizar muito. Assim que aprender você verá que é mais simples do que imagina.
Não adianta somente comprar os alimentos certos. É preciso estocar em um local apropriado. Grãos e cereais precisam de potes de 4 ou 5 litros. É possível achar em lojas de utensílios domésticos ou em lojas online especializadas. Potes menores podem ser usados para itens como farinha e sal.
Opte por bastantes alimentos enlatados com longos prazos de validade. Se for reaproveitar alguma embalagem ou recipiente, certifique que ela não tenha substâncias que podem estragar o alimento que irá receber.
Pode ir complementando o estoque a cada mês. O que sobrar você investir na comprar dos produtos que faltar ou aumentar alguns que julgar necessário.
Pensando em um consumo diário de quatro litros diário, faça um estoque de água para pelo menos duas semanas. Lembre-se que armazenada a água pode durar doze meses.
O ideal seria uma bomba manual que direciona a água para o local que tudo ficará estocada, mas se não for possível invista levando em consideração as informações fornecidas.
Farinha, cereais e grãos são ótimos para armazenamentos. Se estiverem bem lacrados podem durar décadas.