A alergia a produtos de limpez é um tipo de irritação que se dá na pele devido ao contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em produtos como detergente, água sanitária, alvejante, entre outros.O problema é muito comum, pois a pele é muito sensível e quando fica em contato direto com algumas substâncias dos produtos, reage dessa forma. Os sintomas da alergia a produtos de limpeza pode surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas.
Sintomas:
Coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele, inchaço e dificuldade para respirar. Em casos mais críticos, pode provocar visão turva e pressão alta.
Como se prevenir da alergia:
O melhor é evitar o contato direto com qualquer tipo de produto químico, mas sempre que precisar utilizá-los, proteja as mãos com luvas vinil. Mesmo assim, lave bem as mãos usando sabonete neutro assim que terminar a faxina. Não se esqueça de lavar também o antebraço para evitar a irritação caso tenha escorrido o produto por dentro das luvas. Em seguida, aplique um creme sem perfume para manter a pele macia.
Outra forma de evitar a dermatite de contato ou crises alérgicas, é usar alternativas para deixar a casa sempre limpa e longe dos germes e bactérias.
O bicarbonato de sódio é excelente para fazer a limpeza da casa. Mesmo sem ação desinfetante, essa substância tem o poder de desengordurar fogões, pias, paredes e retirar o odor de dentro da geladeira. Outra dica é usar o vinagre branco para limpar a casa, já que ele não tem cheiro e é ótimo para eliminar as bactérias, principalmente do banheiro.
Pano umedecido com sabão de coco pode ser passado no chão para evitar que a poeira se espalhe pelo ar. Já o limão, é eficaz para retirar sujeiras difíceis e a glicerina é uma grande aliada no combate ao mofo.
Os produtos de limpeza caseiros, além de econômicos, são tão eficazes quanto os demais e garantem a limpeza dos ambientes com a vantagem de que possuem substâncias mais suaves que os industrializados. Ou seja, o risco de provocarem alergia é menor.