Alergia ao Sol


Uma alergia pode manifestar-se de diversas maneiras, afetando o sistema respiratório, pele e sistema digestivo, alergia ao sol é uma reação do sistema imunitário à luz solar e, na maior parte das vezes, consiste numa erupção cutânea vermelha e pruriginosa. As localizações mais comuns incluem o decote, a face dorsal das mãos, a superfície externa dos braços e a porção inferior das pernas. Em casos raros, a reação da pele pode ser mais grave, com aparecimento de urticária ou pequenas bolhas, que podem mesmo estender-se à pele protegida pela roupa.

Alguns sintomas evidentes de alergia causada pelo Sol:

Alterações da coloração da pele (manchas);

Aranhas vasculares;

pele grossa e de superfície áspera com manchas dispersas;

pápulas e lesões com presença de coceira, em especial nas zonas expostas ao sol mais frequentemente.

As alterações da pele devido à alergia ao sol ocorrem, geralmente, em regiões da pele mais expostas, como os braços e mãos, decote e  rosto.

O uso de medicação com o objetivo de prevenir o aparecimento dos sintomas é uma forma de diminuir os efeitos da reação alérgica ao sol, ou até mesmo mesmo de evitá-los.

Tratamento:

A melhor opção é prevenir fazendo exposição moderada e gradual nos primeiros dias e sempre manter a pele limpa e usar protetor solar, além de se expor ao sol somente nos horários em que o sol está mais fraco. No tratamento da alergia, o auto controle ajudam bastante, o ideal é não coçar e passar bastante água fria