Para você que sofre com o bruxismo, esta palavra refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente entre muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.
Sintomas:
Inconsciente trituração dos dentes em conjunto, muitas vezes durante o sono.
Causas:
Bruxismo pode desgastar os dentes, soltá-los aos poucos e até mesmo contribuir para diminuir as gengivas. Por isso, é algo importante de se tratar.
Alguns peritos dizem que é causado por estresse, ansiedade, raiva, sensibilidade dos dentes ao calor e ao frio e a flutuações nos níveis de açúcar no sangue.
Tratamento:
Talvez uma solução para você seja, simplesmente, parar de mascar durante o dia quando você não precisa. Não mastigue chiclete. Não mastigue pedaços de comida após o término da refeição. Quando você não está comendo para engolir alimentos, não mastigue. Esta regra simples tem eliminado totalmente o problema de bruxismo em muitas pessoas. Talvez possa eliminar o seu também.
Se você pensar cuidadosamente sobre isso, você vai perceber que mastigar, como sendo uma atividade de lazer, além de não ser relaxante, pode fazer com que você fique mais nervoso. Se você tem o hábito de mascar desnecessariamente durante o dia, isso pode facilmente ser repetido durante a noite.
Ao longo do dia, mantenha sua boca relaxada. Não aperte os dentes em conjunto. Se você se controlar durante o dia, você irá em breve, automaticamente, se controlar também durante a noite.
Hipoglicemia pode ser um fator. Quando uma pessoa tem baixo nível de açúcar no sangue, é mais provável que ranja os dentes.
Algumas pessoas acham que é necessário usar uma tala própria para isso durante o sono.
Não beba bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para esta moagem dos dentes.
As consequências do bruxismo são:
Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
Quebra dos dentes e próteses;
Sensibilidade dentinária;
Dor e mobilidade dos dentes;
Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
Dor de cabeça;
Fadiga facial geral;
Dor na articulação temporomandibular .