Como Alimentar seu Gato


download (1)
Como Alimentar seu Gato

Antes de criar um gato, a primeira coisa que o dono deve ter em mente é que a alimentação desse animal difere totalmente da destinada aos cães, pois as necessidades são outras. Basicamente, os alimentos oferecidos aos felinos precisam conter doses equilibradas de vitaminas, oligoelementos, lipídios, minerais, glúcidos e proteínas. Necessário lembrar que cada componente detém uma função específica no organismo do gato.

Logo, assim como qualquer outro ser vivo, quando há carência de alguns desses nutrientes o animal tende a adoecer ou a apresentar um comportamento que não condiz com a sua espécie. Além disso, os hábitos alimentares se alteram conforme cada fase da vida do felino. A seguir, conheça algumas dicas para que o seu gato fique devidamente alimentado, mas sem cometer exageros.

Dicas de Como Alimentar o seu Gato:

Quando a comida for caseira, ela será composta por arroz legumes e algum tipo de carne. Ao contrário do que se imagina, alimentos caseiros podem ser dados ao gato. Porém, o problema dessa prática é que preparar um prato que contenha todos os nutrientes (fósforo, proteínas, vitaminas, cálcio, fibras e oligoelementos.

Outra opção são os alimentos industriais. Embora possuam preços, substancialmente, elevados, esse tipo de alimento tem a grande vantagem de contar com todos os nutrientes indispensáveis à saúde de um gato. Mas, sempre é recomendável conferir as informações nutricionais no rótulo.

Caso o felino venha receber somente esse tipo de alimentação, o dono não precisa se preocupar com esse quesito, uma vez que, geralmente, esses produtos passam por um rigoroso processo de qualidade e análise sanitária.

Complementando os alimentos que passam por processos de industrialização, existe a ração úmida e a seca, que podem se complementar.

A primeira dia respeito àquelas rações ligeiramente molhadas. Seu preço não é nada razoável. Já a segunda apresenta preços menos agressivos e agrupam todas as substâncias necessárias ao bom desenvolvimento do animal.

Existem algumas raças de gatos que apresentam tendência à obesidade. Nestes casos, procure orientação veterinária. Normalmente, uma alimentação adequada pode ser à base de muitas proteínas e redução de matérias gordas. Dessa forma, é possível deixar o gato bem nutrido e sem enfraquecer os seus músculos.

Vídeo de Como Alimentar seu Gato: