Unhas de Cão


cortar_unha_pet1_184111135537843
Como Cortar as Unhas de um Cão

Cortar as Unhas de um Cão não é uma tarefa  fácil quanto se parece, elas devem apenas tocar o chão quando ele estiver andando. Se suas unhas estão se envergando quando ele pisa no chão ou ficam puxando fios do tapete, é hora de uma pedicure.

Se você nunca fez isso neste artigo iremos fornecer instruções suficientes para ajudar seu cachorro a não sofrer mais com unhas enormes.

Dicas de Como Cortar as Unhas de um Cão:

1. Use cortadores projetados para animais de estimação. Pergunte ao seu veterinário ou um funcionário de pet shop sobre quais os tipos de cortadores de unhas são melhores para cães como o seu e também peça instruções sobre como usá-los corretamente.

2. Certifique-se as unhas estão nítidas. Isso significa que se o seu cachorro tiver os pelos das patas muito grandes, o que atrapalha a enxergar as unhas, você deve encontrar uma maneira de removê-los.

3. Comece pela ponta da unha e corte um pouco de cada vez. Fique de olho nas arestas da unha quando estiver cortando. Quando você começar a ver o tecido rosado perto do topo da borda do corte.

4. Evite cortar as unhas do cachorro se estiver com pressa, pois as unhas dele contém nervos e vasos sanguíneos. Se você cortar rápido pode atingir um deles e isso será doloroso e certamente causará um sangramento. Nas unhas claras, você deve ficar atento para a parte rosada, é nela que começam os vasos sanguíneos.

5. Tenha cuidado extra ao cortar unhas escuras, porque o limite de corte delimitado pela parte rosa é difícil de se ver nelas.

6. Saiba como agir no caso da ponta da unha começar a sangrar. Aplique pressão usando pó hemostático ou um substituto tal como pó de talco ou de algodão.

7. Evite limpar o coágulo de sangue para fora da ponta da unha, uma vez que o sangramento cessar. É necessário que ele fique no local até que a ferida feche completamente, e removê-la pode recomeçar o sangramento.

8. Lembre-se de cortar a unha escondida, aquela que fica do lado de dentro da perna. Como ela não toca o chão, se desgasta menos rapidamente do que as dos outros dedos os outros.

9. Corte as unhas uma vez ou duas vezes por mês. Se você não cortar as unhas regularmente pode acabar rendendo problemas para seu cachorro, pois as unhas compridas podem causar problemas de tração ou encravarem.