Trepadeiras é uma planta que todos conhecem, mas nem todos sabem as formas corretas para cultiva-las, porém não confunda-as com as plantas conhecidas como parasitas, as trepadeiras só precisam do apoio de outra planta ou parede para crescer e se desenvolver de maneira saudável.
Hoje vamos ensinar como cultivar sua trepadeira em vasos, porém se a intenção é criar uma cerca viva, saiba que é preciso forrar o muro ou parede com telas para que elas possam ‘grudar’ e crescer.
Materiais necessários
- Vaso 40×60 cm
- Roseira
- Terra adubada de boa qualidade
- Argila expandida
- Pedrisco
- Manta bidim
- Pá
- Alicate
- Fio de nylon ou barbante
- Bambu ou outra estaca que sirva como apoio.
Como fazer
1. Forre o fundo do vaso com uma camada de 15 cm de argila expandida e cubra com a manta bidim.
2. Coloque 45 cm de terra adubada.
3. Retire o plástico que envolve o torrão da planta e coloque o torrão sobre a terra, cubra com terra até encher o vaso.
4. Retire o tutor original com cuidado para não danificar a planta que ficará sem apoio. Enterre o novo tutor (o bambu ou estaca) na terra até que fique firme.
5. Com cuidado vá esticando o caule da planta e apoiando-a no bambu, dessa forma você estará dando a direção do crescimento.
6. Dê pequenos nós na planta para fixá-la usando o nylon ou barbante. Cuidado para não apertar muito e prejudicar o crescimento da planta.
7. Forre a superfície da terra com o manto bidim, dessa forma os pedriscos não se misturarão à terra na hora da rega.
8. Corte os galhos secos e a mais e finalize jogando o pedrisco por cima da manta.