Como Perfumar a Casa


cc-0571-124_aromas-casa_03
Como Perfumar a Casa

Perfumar a casa é uma arte muito antiga, e muito popular na Índia e nos países orientais, onde o incenso está na maioria dos lares. Mas com a tecnologia da cosmética, essências, óleos, perfumes e sprays estão no mercado para todos os gostos e bolsos.

Para quem tem pressa e quer praticidade, um spray aromático é a melhor opção, sendo encontrado em qualquer supermercado, porém seu efeito é passageiro e exige várias aplicações. Produtos naturais como ervas, frutas e flores são ótimos aromatizadores para a casa, e velas aromáticas deixam o ambiente mais romântico.

Materiais Necessários:
  • Rodelas de laranja e limão, paus de canela, ramo de pinheiro e alecrim e anis estrelado.
  • Difusor de aroma
  • Spray aromatizador de ambientes
  • Incensário
  • Incenso
  • Vela aromatizada
  • Flores frescas perfumadas
  • Essência ou óleo aromatizado
  • Potes de vidro transparente

Dicas de Como Perfumar a Casa:

Compre velas aromáticas para dar aquele toque suave e romântico na casa. Saiba que o aroma das velas é suave, e não espere delas um perfume forte.

Encontre-as em entrepostos de produtos naturais, em perfumarias e em lojas de decoração.

Escolha as que já vêm com o recháud, recipiente de vidro temperado ou de cerâmica.

Saiba qual perfume é indicado para cada ambiente, como cravo e canela ou frutas vermelhas para a mesa de jantar, baunilha ou sândalo para o quarto, e lavanda ou florais para o living.

Faça um arranjo de velas aromáticas perto da banheira, quando for tomar aquele banho relaxante.

Encontre-o em perfumarias e lojas de decoração, e escolha fragrâncias como o capim limão, a lavanda, as florais ou cítricas, e as amadeiradas e orientais, como o âmbar ou o Patchouly.

Prepare o kit, que contém um recipiente onde será colocada a essência líquida, e varetas de madeira porosa que estarão absorvendo o perfume e exalando-o para o ambiente.

Derrame pequena quantidade da essência no fundo do recipiente, assim o kit durará mais tempo.

Use na sala as fragrâncias florais, no banheiro as amadeiradas, e na cozinha as cítricas. Não use difusores no quarto, pois o perfume é constante e forte, e pode enjoar.

Corte rodelas de limão galego e também de limão rosa, que possui um aroma diferenciado, e arrume-as dentro de um pote de vidro, acrescentando ramos de alecrim.

Faça um arranjo com rodelas de laranja e mexerica, para dar um realce no aroma, e combine com paus de canela e anis estrelado. Arrume tudo em um pote de vidro.

Combine ervas em outro pote, usando ramos de pinheiro com folhas de louro. Use a imaginação para fazer as combinações aromáticas, que podem ser com hortelã, manjericão, cravo da Índia, entre tantos outros.

Esses potes aromáticos possuem um prazo de validade curto, pois no momento em que os ingredientes começarem a se deteriorar, precisam ser jogados fora. São indicados para a cozinha, copa e sala de jantar.

Conheça as flores aromáticas que temos no Brasil, como a Falsa Murta ou Murta de Cheiro, a Flor de Laranjeira, o Jasmim e a Dama da Noite, que dão em arbustos, de onde podemos cortar um galho carregado de flores. O interessante é que essas flores todas têm a tonalidade branca, e um perfume estonteante.

Compre na floricultura o lírio lilás ou lírio importado, que é super cheiroso e muito bonito, mas o preço é um pouco “salgado”.

Evite colocar as flores super cheirosas no quarto, optando para isso, por rosas, que têm um perfume mais suave.

Vídeo de Como Perfumar a Casa: