Como Vender por Telefone


Como Vender por Telefone
Como Vender por Telefone

Atualmente um serviço que cresce a cada dia são as vendas pelo telefone, mas muitas pessoas que trabalham neste ramos muitas vezes não estão capacitadas para exercer a função corretamente, como todos sabem que as vendas são a ferramenta fundamental para o lucro e sucesso das empresas, pelo que é necessário um comprometimento de todos os seus elementos e um investimento material e humano contínuo.

 Dicas de Como Vender por Telefone:

1 – O primeiro passo para que a venda por telefone seja um sucesso consiste na preparação. Antes de efetuar a ligação, pesquise sobre a pessoa ou entidade a quem deseja destinar a venda e detalhe o seu perfil: identifique a sua categoria, faça o levantamento das suas necessidades e molde a sua oferta de acordo com o contexto.

2 – Crie um script (roteiro de atendimento) e siga-o como modelo principal para o atendimento que vai efetuar. O script deve ser detalhado, descriminando as mensagens principais a ser veiculadas e os objetivos do contato com o cliente, além de apresentar a linguagem e as expressões a serem adotadas durante a ligação telefônica.

3 – Atualmente, a maioria da informação encontra-se arquivada em computador, pelo que se deve ter o script guardado em um local de fácil acesso.

4 – Empatia e rapidez são ingredientes de sucesso na hora de prender o cliente. Faça uma apresentação clara, apelativa e criativa utilizando o menor tempo possível de modo a impressionar o seu ouvinte.

5 – Organize um plano de ação e destaque os tópicos principais na abordagem que fizer e, posteriormente, apresente os detalhes. Tenha em mente que a pessoa com quem está a falar tende a perder o interesse se for “atacado” de detalhes logo no início da ligação.

6 – A linguagem é outro dos fatores principais a ter em conta quando se trata das vendas por telefone, uma vez que é o elemento de ligação mais evidente com o cliente na ausência do contato visual.

7 – Planeje o discurso em termos de forma e de conteúdo, adequando a linguagem e sendo eloqüente. Entusiasmo, motivação e simpatia irão ajudá-lo na concretização dos seus objetivos.

8 – Embora a sua meta seja a venda de um produto ou serviço, tenha em mente a necessidade de ser paciente de não pressionar.

9 – Ao estar atento na escuta do cliente de forma agradável, você ganha a sua confiança e faz com que ele continue interessado na sua proposta.

10 – Mantenha a mente aberta e modere as suas expectativas – o cliente pode rejeitar a sua proposta de forma temporária (sendo que pode sempre propor-lhe um período de reflexão e tentar uma nova ligação dentro de um período de tempo definido) ou definitiva.

11 – Por último, faça uma base de dados com as informações relativas aos clientes para quem efetuou uma ligação e mantenha uma planilha de avaliação das ligações realizadas, detalhando e analisando os aspectos positivos e negativos e identificando as possibilidades de melhoria.