O sentido do cheiro humano não é fortemente desenvolvido em comparação com o de muitos animais. Ainda assim, é um sentimento profundo e rico, e ele pode ser muito útil, especialmente quando você está elaborando uma história ou descrevendo um momento.
Quando você experimenta seus outros sentidos, você é capaz de descrever as sensações que aquilo lhe traz. Se você gostaria também de definir um cheiro em palavras, abaixo vai ter algumas dicas que podem ajudá-lo.
Dicas de Como Descrever um Cheiro:
1. Identifique o seu motivo para descrever o cheiro. Por que você quer comunicar isso? Sua descrição pode ser diferente, dependendo se você está escrevendo um manual técnico ou escrevendo um poema.
2. Observe o cheiro. Se for possível e seguro fazê-lo, sinta o cheiro que você deseja descrever. Preste atenção nele. Remova distrações. Não fume ou use fragrâncias. Faça pausas, pois o sentido do olfato se acostuma a um cheiro.
3. Observe todas as palavras, imagens, sentimentos ou lembranças que o cheiro traz à mente. Se você tem qualquer tipo de reação instintiva, preste atenção a ela. Faça anotações, se puder, mesmo se elas sejam desconexas.
4. Faça descrições quando você senti-los. Isto poderia ser “limão fresco”, “aroma de flores”, poemas, ou descrições técnicas. Olhe especialmente para outras fontes que são semelhantes ao que você está tentando transmitir.
5. Use adjetivos. Adjetivos podem descrever a qualidade geral do cheiro. Rançoso, arejado, com mofo, velho, fresco, podre, fraco, floral, e acre são todos adjetivos que podem pertencem a cheirar mal.
6. Use substantivos. Muitas vezes um cheiro vai evocar pensamentos de sua fonte. Seja específico. A fumaça têm cheiros diferentes dependendo de onde ela veio. Você pode dizer a diferença entre a fumaça de uma fogueira e um rastilho de pólvora.
7. Use verbos. Verbos fortes, palavras diretas. Use verbos para os próprios cheiros. Cheiros podem flutuar, distrair, permear, sugerir, confundir, evocam imagens, comandar a atenção, ou invadir a consciência.
8. O cheiro está intimamente associado com sabor, por isso gosto é uma boa escolha se eles se encaixam. É um cheiro doce ou azedo, salgado ou amargo? É achocolatado, frutado, ou fermentado?
9. Considere que sentimentos e emoções um cheiro evoca, especialmente se você estiver usando-o como um dispositivo literário. O cheiro pode evocar associações com eventos particulares ou pensamentos gerais ou emoções.
10. Use metáfora. Se você estiver escrevendo poesia ou tentando evocar uma emoção, a metáfora pode ser um bom dispositivo. Um cheiro realmente não pode pegar alguém pelo nariz ou apunhalar alguém, mas isso pode ser uma descrição poderosa.
11. Use verbos para descrever a fonte do cheiro. Aqui estão algumas ações que você pode associar com cheiros: de cozimento, fritura, escavação, sudorese, em chamas, em decomposição.
12. Se você está descrevendo o cheiro em voz alta, seu tom de voz e linguagem corporal pode emprestar um nível adicional ao significado.