Você que costuma tomar uma cervejinha com amigos ou familiares nos seus finais de semana, saiba que através do nosso site vamos ensinar a fazer a cerveja sem sair de casa e ainda servir aos seus convidados sem receio, este processo é utilizado por nós a cerca de 7anos com ele é possível fazer qualquer tipo de cerveja desde que se tenha os ingredientes necessários.
Veja Também – Receita de Batida de Cerveja
O importante é saborear todas elas. Cada uma a seu estilo. No final você descobrirá que todas são excelentes, depende apenas de um ponto de vista. Boa sorte a todos e lembre-se sempre de desinfetar todos os materiais a serem usados para que não estraguem. Saiba que fazer cerveja é muito fácil, você precisa de uns poucos equipamentos os quais vou descrever aqui e dar umas dicas para ter sucesso e surpreender a todos.
Equipamento Utilizados:
Moinho
3 Caldeirões de 30 litros com válvula
5 Metros de Mangueira Atóxica
Bomba para circular Mosto
2 Baldes em material atóxico ou inox cônico (Fermentador/Maturador) com válvula
Válvula Airlock
Rolha em Silicone para Válvula Airlock
Densímetro
Proveta
Garrafas de Cerveja
Tampinhas
Tampadora de Garrafas
Iodo
5 metros de cano de cobre (chiller)
Areador de Mosto
Filtro Bacteriano
Receita de Cerveja:
Ingredientes
Malte – 600g ;
Lúpulo – 40g ;
Caramelo de milho – A Gosto ;
Açúcar – 1Kg ;
Água Filtrada, Fervida e Aerada – 20 litros ;
Fermento Cervejeiro – 1 Dose (30cm³) ;
Sal de Cozinha – 1 Colher de Chá.
Modo de Fazer:
1 – Limpar o malte sacudindo-o numa peneira ou escorredor de macarrão, para retirar a palha e o pó.
2 – Lavar este malte ligeiramente em água corrente da torneira.
3 – Moer o malte com água no liquidificador, até ele adquirir a aparência de trigo para quibe. A este material moído, de agora em diante, passaremos a chamar de MOSTO.
NOTA: Você não deve moer excessivamente o malte até transforma-lo num mingau. Isto trará problemas mais tarde, na hora da filtragem.
4 – Cozimento, vamos cozinhar o mosto em uma panela com cinco ou sete litros de água, mexendo de vez em quando com uma colher para o material não grudar no fundo.
5 – Conversão do amido em açúcar. No grão de malte existe uma enzima chamada MALTASE, que ao ser aquecida tem a propriedade de transformar o amido do cereal em açúcar de malte, ou seja, MALTOSE.
Brassagem é a operação de cozinhar CONTROLADA-MENTE este mosto por 45 minutos, obedecendo à seguinte escala de temperaturas:
a) De 40° a 50°C : 15 minutos (proteínas/acidez)
b) De 50° a 60°C : 15 minutos (conversão de maltose)
c) De 60° a 72°C : 15 minutos (conversão da dextrose)