A estação de inverno por incrível que parece é um dos meses que os valores do consumo de energia esta bem acima do esperado. Como nessa época do ano o uso de eletrodomésticos é mais freqüente, e de equipamentos como o chuveiro elétrico, que, mesmo espantando o intenso frio do inverno, contribui bastante para o alto gasto de energia elétrica.
Veja Também – Secadora de Roupas Elétrica
Todos os meses chegam em nossas residências a conta com os valores que gastou no mês, onde os custos acabam comprometendo uma parcela significativa do nosso orçamento doméstico. Isso faz com que busquemos alternativas para controlar os gastos e reduzir o consumo de energia.
Veja abaixo dicas de como economizar energia elétrica:
1 – Banho:
Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.
2 – Eletrodomésticos:
Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.
Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.
Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.
3 – Aparelhos eletrônicos:
As “fontes“ (ou transforma-dores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.
Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.
Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.
Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.
4- Iluminação:
Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).