A gravidez constitui-se em um período de inúmeras mudanças na vida da mulher, em que a prática de atividades e exercícios físicos poderão auxiliá-la para uma melhor adaptação biopsicossocial, de forma mais tranqüila e com mais qualidade de vida. Os exercício durante a gravidez é super importante, mas com responsabilidade, sempre deve ter um profissional com experiência ao seu lado para passar as instruções corretas, a prática de esportes é um hábito extremamente saudáveis que os médicos recomendam para todas as pessoas, independente da idade. Entretanto, algumas mulheres ainda têm dúvidas com relação à prática de exercícios durante a gravidez.Logo abaixo vai poder ver alguns.
Dicas de Exercícios para Gestante:
Cócoras
Nesta posição, a grávida fica de cócoras com os braços apoiados nos joelhos. Ela deve contrair e relaxar a pelve, como se estivesse segurando a urina. Com este tipo de exercício, a gestante aprende a controlar melhor os músculos envolvidos na gravidez e obtém maior nível de relaxamento, o que irá ajudá-la no momento do parto.
Contração da pelve
Com as mãos e os joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras. Esta atividade vai ajudar a posicionar o bebê corretamente.
Ponte
Para este exercício, a gestante fica deitada com a barriga para cima e com os joelhos flexionados; movimenta lentamente o quadril para cima e volta. Além de evitar parto prematuro, esse tipo de exercício ajuda a evitar dores nas costas e no nervo ciático, que costuma incomodar as gestantes.
Alongamento
Essencial para qualquer atividade física, o alongamento se torna ainda mais importante nessa fase. É ideal para aliviar dores nas costas e deve ser feito antes e depois dos exercícios.
Para realizá-lo com tranqüilidade, a professora orienta que a gestante fique sentada, com as pernas abertas para as laterais e alongue o tronco para os dois lados e para frente. Mas não se esqueça de se certificar de que seu professor tenha experiência em lidar com grávidas.