Fidelização é confundido normalmente com a satisfação do cliente é um relacionamento de longo prazo, conseguida em uma única transação o que não impede que o cliente procure um concorrente para que aconteça a fidelização, portanto, é preciso conhecer o cliente identificando suas características, necessidades e desejos utilizando essas informações para estreitar seu relacionamento com o cliente estabelecendo um elo de confiança criando facilidades para os clientes e barreiras para a concorrência, pois esta teria que iniciar um relacionamento do zero.
Tendo fidelização as suas atitudes vão se tornar mais faceis como todos os seus clientes , pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço ao comprar pães todos os dias na mesma padaria, significa para a empresa que aquele indivíduo é um cliente fiel ao seu produto, que está satisfeito com a qualidade do serviço e o preço está acessível.
Confira aqui dicas sobre a Importância da Fidelização:
1. O custo de recrutar novos clientes e convence-los a adquirirem um novo produto pode ser elevado;
2. Os clientes habituais , se satisfeitos, tendem a comprar mais. Providencialmente os clientes habituais, já estão familiarizados com os produtos, marca, vendedores e procedimentos.
3. Como os clientes habituais compram freqüentemente, o custo do processamento por compra é mais baixo, do que no caso de um cliente novo. Um cliente habitual já tem a sua ficha de cliente aberta, meio de pagamento normalmente utilizado e histórico dos hábitos de consumo, disponíveis na base de dados. Adicional mente pode já saber utilizar os canais alternativos.
4. Os clientes habituais são a viva voz dos produtos e da empresa. È evidente que esta imagem pode ser boa ou má, dependendo do grau de satisfação com os produtos e serviços.
5. Um cliente atual, satisfeito com os produtos ou serviços está disposto a pagar um pouco mais do que um cliente novo. Os clientes arriscam quando mudam e experimentam novos produtos.
6. Uma boa retenção de clientes cria dificuldades à concorrência. Por um lado os concorrentes têm de investir recursos para captar novos clientes. Por outro, um cliente fidelizado é menos um cliente na concorrência,, sem as contrapartidas em termos de venda, margem e demais vantagens.