Greve dos Bancários – Ainda sem definiçao.


A greve dos bancários que completa hoje dez dias, já é considerada pelos sindicalistas a maior dos últimos 20 anos, embora não tenha a adesão da maior parte da categoria segundo boletim divulgado hoje pelos sindicalistas hoje, dos 4,2 mil bancários do Estado,1,7 mil estão parados, o que equivale a 42% da categoria em  termos de agências fechadas pelo movimento grevista, são 99 de um total de 274, ou seja, 36% do total.

As instituições com maior adesão são a Caixa Econômica Federal, onde nem envelopes para depósito estão sendo disponibilizados por falta de quem faça o processamento das operações, e o banco Santander, que tem todas as agências fechadas em Campo Grande, ontem, a greve provocou tumulto em frente à agência do Banco Itaú do Barão do Rio Branco, após um advogado da instituição chegar ao local com um interdito proibi-tório, concedido pela justiça trabalhista, para exigir que os grevistas deixassem o local.

A diretora do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e região diz que houve pressão para que os funcionários voltasse ao trabalho, embora a decisão judicial proibisse apenas a realização de manifestações em frente à agência. Hoje, a agência está funcionando os bancários pedem reajuste salarial de 11% a contrapartida dos bancos é de 4,2%. Não houve ainda, apesar da paralisação, uma rodada de negociações.

www.spbancarios.com.br