O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) É caracterizado por um transtorno Neurobiológico que se apresenta na infância, e se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, dentre outros.
O tratamento adequado, no entanto, ajuda a grande maioria das crianças com TDAH a melhorar. É por isso que vamos passar algumas dicas importantes sobre o TDAH do seu filho e como tratá-lo. Vale lembrar que o quanto antes iniciarmos o tratamento, melhores resultados obteremos e com certeza a criança acaba sofrendo muito menos com este tipo de problema que acaba atingindo uma grande quantidade de crianças, e se agravando ao longo do tempo para outros problemas ainda mais grave, fiquem atentos a qualquer mudança de comportamento dos seus filhos.
Dicas de Como Lidar com um Filho com TDAH:
1. Tenha em mente que de nenhuma maneira ou forma o seu filho é estúpido ou louco. Seu cérebro é moldado de forma diferente e eles não são burros ou loucos.
2. Eduque-se. Como pai, você é o defensor mais importante do seu filho. É por isso que você precisa para se tornar bem versado sobre os direitos médicos, legais e educacionais de seu filho.
3. Leve seu filho para ser diagnosticado por um médico se ainda o não tiver sido. Somente médicos podem determinar se o seu filho tem TDAH ou não, eles também vão olhar para o histórico médico do seu filho e avaliar testemunhos sobre o comportamento dele com professores e cuidadores.
4. Pergunte ao seu pediatra sobre a dieta do seu filho. Embora ainda não esteja claro se uma mudança na dieta pode ajudar com os sintomas de TDAH, há alguns especialistas que acreditam que alimentos ricos em proteínas e carboidratos pode melhorar a concentração.
5. Certifique-se de que você e seu filho são instruídos sobre o TDAH e suas opções de tratamento. O plano de tratamento do seu filho pode incluir terapia, programas de educação especial e medicação.
6. Participe de grupos de apoio. Grupos de apoio irão conectá-lo a outras famílias com experiências e preocupações semelhantes.
7. Seja claro e consistente ao comunicar as regras para o seu filho. Evite explicações prolixas.
8. Envolva-se em atividades prazerosas ou relaxantes com seu filho.
9. Ajude seu filho a descobrir o que eles fazem bem.
10. Seja positivo e elogie pontos positivos do seu filho.
11. Considere treinamento de habilidades sociais, pois isso pode ensinar os seus comportamentos da criança que irá ajudá-los a desenvolver e manter relações sociais.
12. Crie uma programação diária e mantenha a mesma rotina diária da hora de despertar até a hora de dormir. Certifique-se de incluir a lição de casa, bem como atividades interiores e exteriores.
13. Limite o tempo de TV. Enquanto não há uma ligação clara entre a televisão e TDAH, é recomendado que as crianças mais velhas assistam a não mais de duas horas de TV por dia.
14. Pergunte a escola do seu filho para ver se o seu filho necessita de serviços de educação especial. Considere avisar aos professores sobre o TDAH do seu filho no início de cada ano escolar.