Pericardite é uma doença que muitos nem sabe como ocorre, onde ela acontece por uma inflamação do pericárdio, uma película que envolve e mantém o coração em uma posição relativamente parada, dentro da cavidade torácica, independente da respiração e da posição em que o indivíduo esteja. Serve também como uma barreira de proteção contra infecções.
Causas:
Sua causa pode estar associada à infecções, sejam elas virais, bacterianas, por fungos, entre outras; a alguns tipos de câncer; à doenças reumatológicas, como lúpus e artrite; à doenças congênitas; à insuficiência renal crônica em pacientes que fazem hemodiálise; a pós-infarto do miocárdico; a efeitos colaterais de medicamentos; à pós-cirurgia cardíaca, entre outros.
Sintomas:
Os sintomas mais comuns da pericardite são a dor no tórax, que tende a aliviar quando o paciente se senta e inclina o corpo para frente, e piora quando ele se deita; a tosse; a falta de ar; e sintomas parecidos com os de gripe com febre também podem ocorrer. Em casos mais avançados e graves, o paciente pode apresentar acúmulo de líquido no abdome, perda de peso, inchaço nas pernas e cansaço excessivo.
Tratamento:
O tratamento para pericardite geralmente é feito geralmente com medicamentos anti-inflamatórios de uso oral. Em casos leves o paciente pode ficar em casa, evitando esforços. Caso haja outras complicações, pode ser indicada a internação. Em casos mais avançados e graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.