Plantas Indicadas para Ambientes Fechados – As plantas em ambiente fechado a cada dia mais presente, é muito bom estamos próximos a natureza, mas se não podemos ir até ela, que tal trazermos um pedaço dela para os nossos ambiente, seja casa, apartamentos, ou mesmo estabelecimentos comercial, enfim podemos sim com algumas pesquisas desfrutarmos de um pedaço da natureza em nosso ambiente desde que respeitamos algumas regras simples para não maltratarmos tanto a planta que iremos confinar. Todas as plantas pertencem a natureza, o home que ao longo dos anos vindo a traze-la do seu abitar natural para o confinamento, mas tudo bem, desde que respeitamos alguns tópicos, onde as mesmas não sofra tanto com as mudanças.Existem sim muitos tipo de plantas que se adaptam em ambientes totalmente fechado, através de muitos estudos biólogos chegaram em algumas espécimes que a muitos anos vem fazendo parte da nossa vida confinadas, muitas sobrevivem a estes ambientes desde que oferecemos possibilidade e meios para que as mesmas sobreviva.Podemos destacar uma grande variedade que se adapta tranquilamente a este tipo de ambiente e para isso temos que saber muito bem como conserva-las, não se trata de uma tarefa muito difícil, com algumas dicas sua planta ira dar um toque todo especial em seu ambiente, e sobreviverá por muitos e muitos anos.
Confira abaixo algumas especimes de planta que pode ser cultivada em ambinete fechado e também dicas de como conserva-lás:
1. Lança-de-são-jorge (Sansevieria Cylindrica)
Resistente e com folhas cilíndricas e verticais, possui uma aparência bem ornamental e pode ser usada para compor tanto jardins de pedras quanto vasos em espaços internos. Deve ser mantida à meia-sombra e regada a cada 15 dias, tomando cuidado para não molhar as folhas.
2. Violeta (Saintpaulia ionantha)
Apresenta uma enorme variedade de cores e é uma das plantas decorativas mais tradicionais. Cultivada em vasinhos, precisa ficar exposta à luz indireta e ser regada apenas uma ou duas vezes por semana. Também é importante tomar cuidado para não deixar a água chegar até as folhas e flores.
3. Lírio da paz (Spathiphyllum Wallisi)
É uma das poucas espécies que florescem na sombra, por isso, se adapta muito bem a ambientes fechados. Para conservá-lo sempre bonito, é indicado manter o solo sempre úmido e adubado e evitar contato direto com a luz do sol, pois ela queima as folhas.
4. Palmeira-areca (Dypsis lutescens)
Está entre os tipos de palmeiras mais conhecidos e versáteis, perfeito para ser cultivado em vasos em lugares fechados. Embora possa ser exposto à luz solar direta, suas folhas ficam mais viçosas à meia-sombra. É aconselhável regá-lo constantemente e não deixá-lo em ambientes com ar-condicionado.
5. Antúrio (Anthurium andraeanum)
Planta de flores belas e vistosas, é bastante usada na decoração. Em áreas internas, o ideal é cultivar em vasos e à meia-sombra, evitando luz solar direta ou ambientes muito escuros.
6. Jiboia (Remnum pinnatum)
Também é comum na decoração e uma das poucas trepadeiras que pode viver em espaços fechados. Cresce apoiada em xaxins ou em outras plantas e conta com folhas coloridas, contudo, se permanecer somente na sombra, suas folhas ficam verdes e pequenas. As regas têm que ser frequentes para que a flor fique sempre úmida.
7. Bromélia (Guzmania lingulata)
Tem tons de vermelho que contrastam com o verde-escuro de suas folhas e é uma das mais usadas para enfeitar interiores. É necessário colocá-la em locais com claridade indireta e regá-la a cada dois dias. Recomenda-se ainda limpar o seu centro para evitar a proliferação de mosquitos.
8. Begônia (Begonia elatior)
Parecida com um buquê de flores, também é ideal para lugares fechados. Suas folhas coloridas de formatos variados são bem marcantes e dão um destaque a mais para qualquer decoração. Deve ser cultivada em vasos com terra bem fértil, mantida em locais protegidos contra a luz solar, o frio e o vento e regada com cuidado para não molhar as folhas.
9. Jade (Crassula ovata)
É semelhante a uma miniárvore e demora a florescer, porém, quando isso acontece, apresenta uma cor verde azulada única. Fácil de cuidar, precisa receber luz solar direta pelo menos durante um período do dia e se adapta a qualquer solo que não esteja muito úmido.
10. Rosa de pedra (Echeveria SP)
Leva esse nome por ter o formato parecido com o de uma rosa. Suas folhas e caules armazenam água, por isso, é considerada uma planta suculenta. Essa espécie não é tolerante ao sol e deve receber água apenas uma vez por semana para que o excesso de umidade não apodreça suas raízes.