Não tem coisa melhor do que fazer uma sopa naquelas noite fria onde familiares e amigos sempre esperam para degustar e aquecer um pouco o corpo, sem deixar de falar que esta receita é uma ótima pedida pra aquecer o friozinho gostoso do inverno… aliás as sopas são ótimas para serem consumidas o ano inteiro onde são muito usadas em muitas dietas e admiradas.
Veja Também – Sopas as mais Nutritivas e mais simples no seu Preparo
As sopas podem ser feita com baixas calorias ou nem tanto porem são altamente digestivas e ajudam a acelerar o metabolismo, pois na maioria das vezes sopas e caldos chegam a nossa mesa antes até do prato principal geralmente as sopas serve para antecipar o prato principal, tomar sopa pode ser um hábito ou simplesmente um prazer e requinte a mais em sua mesa.
Confira abaixo algumas receitas de Sopas:
Sopa de Feijão
Ingredientes
3 conchas de Feijão cosido cozido e temperado
1 tomate grande
2 batatas de tamanho médio a grande
200g de macarrão conchinha
3 copos de água
Modo de preparo
Bata no liquidificador o feijão, o tomate (pode ser com pele mesmo) e a água, e coloque em uma panela
pique a batata (descascada é claro) em cubinhos e junte a batida do feijão com o tomate
acrescente tempero à gosto; mesmo que o feijão esteja bem temperado, a batata retém o sal, e acaba ficando com tempero fraco, então recomendo colocar dois caldinhos de acordo com o seu gosto (pode ser de costela, o brasileirinho, ou apenas louro)
ferva o feijão até que a batata comece a amolecer, quando isso ocorrer acrescente o macarrão e espere ficar al dente
Dicas: Muito cuidado ao colocar o macarrão, pois ele engrossa radicalmente o caldo. Cuidado também que após colocar o macarrão, como o caldo engrossa é fácil grudar na panela e queimar, e logicamente não deve se deixar passar do tempo o macarrão . Outra dica é mexer o macarrão logo após colocar para ele não grudar. Para servir acrescente queijo ralado, e acompanhe com um bom vinho tinto seco.
Sopa de Cebola
Ingredientes
6 cebolas – em rodelas
2 dentes de alho
1 c. de chá de margarina
2 litros de caldo de galinha ou legumes
1 c. de chá de orégano
1 c. d chá de salsa picada
½ copo de leite desnatado
1 c. de sobremesa de farinha de trigo
Modo de preparo
Coloque a margarina em uma panela grande. Quando estiver quente, acrescente as cebolas, o alho e o orégano. Adicione a farinha mexendo sem parar. Acrescente o caldo e deixe ferver por 20 a 30 min. Depois, junte o leite e deixe ferver novamente. Se preferir uma sopa creme bem cremosinha , basta bater no liquidificador e peneire.
Sopa de frango e milho verde
Ingredientes :
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola picadinhha
Bacon defumado
3 xícaras de milho verde, ou 2 de milho fresco ou em lata
500ml de caldo de legumes ( ou frango se preferir)
240ml de leite
1 peito de frango picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Colheradas de pesto na hora de servir
Modo de preparo
Refogue a cebola até dourar. Acrescente o bacon defumado e refogue também. Coloque o milho e o caldo de legumes ou caldo de frango e deixe cozinhar por uns 3 minutos se usar o milho em lata ou se usar o milho fresco o tempo vai ser um pouco mais longo.
Uma vez cozido retire a panela do fogo e ponha o conteúdo no liquidificador para bater
Dica: deixe um pouco de milho na panela se quiser ter um pouco para morder. Devolva para a panela e acrescente o peito de frango logo em seguida assim como o leite. Ferva até que o frango esteja cozido. Ajuste o tempero e sirva. Você pode colocar tambem uma colher de chá de pesto antes da primeira colherada.
Sopa de mandioca
Ingredientes
500g de mandioca
500g de linguiça defumada
300g de costelinha de porco defumada
2 cebolas
2 dentes de alho
1 lata de creme de leite
1 maço de couve (cortada bem fininha)
sal
cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe a mandioca com a costelinha de porco, em uma panela de pressão por 20 minutos. Separe a costelinha e bata a mandioca com o caldo do cozimento no liquidificador.
Em uma panela grande, frite o alho, a cebola e “esmigalhe” a linguiça. Frite muito bem. Adicione a costelinha e a mandioca batida. Deixe ferver, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Se o caldo estiver muito espesso acrescente um pouco mais de água. Prove o sal e adicione o creme de leite e o cheiro verde. Corte a couve bem fininha e frite em um fio de óleo, em uma frigideira bem quente e sirva em recipiente separado.